Etiqueta é uma coisa muito anos 80! Naquela época as mães matriculavam suas filhinhas nestes cursos e esperavam que elas virassem meninas finas e bem educadinhas.
Hoje em dia isso quase não existe mais. Livros são lançados sobre o assunto, mas a pioneira em etiqueta no Brasil foi Danuza Leão.
Danuza é irmã da cantora Nara Leão, mas também é jornalista e escritora. Atualmente escreve para a Folha de São Paulo, mas em 92 lançou o livro de etiqueta "Na sala com Danuza", o qual eu tenho e adoro, e que foi um sucesso!
Neste livro, Danuza dá dicas ótimas e divertidíssimas para se portar com dignidade em diversas ocasiões que vão do dinheiro ao mundo gay.
Eis algumas de suas dicas::
"Se seus amigos combinarem de jantar em um restaurante e você estiver absolutamente dura, coma um cachorro quente em casa antes de sair e na mesa peça um chá, alegando uma terrível gastrite ou úlcera; também vale dieta."
"Apresentando duas pessoas, a ordem é apresentar a menos importante à mais importante. Por exemplo: "Madonna, você conhece a Rosane?"
"Nunca chegue em casa de ninguém sem avisar, a não ser que você tenha se sentido mal exatamente na porta da casa do seu amigo. Assim mesmo, interfone."
Achei as dicas de Danuza tão dignas e necessárias que elas estarão neste blog periodicamente::
Nenhum comentário:
Postar um comentário